top of page

ENSINO

Educação Contextualiza e metodologias ativas, aliando pratica e teoria.

A Pedagogia da Alternância consiste na Organização da formação em espaços e tempos diferenciados sendo um período alternado de 15 dias no centro escolar e 15 dias em meio a comunidade-familia.

A alternância está embasada no princípio de que a vida ensina mais que a escola, por isso o tempo escolar é alternado e integrado com o tempo familiar. O trabalho e as experiências sociais no meio integram o currículo, constituem os conteúdos vivenciais básicos da ação educativa da EFACIL.

Na Pedagogia da Alternância a ação educativa não está vinculada à mera comunicação dos conhecimentos, atos que exigem somente compreensão e memorização, mas, sobretudo, proporciona a operacionalização de pesquisas e experimentações práticas, considerando a experiência do cotidiano a matéria prima para uma aprendizagem dinâmica, contextualizada e interessante. Busca-se a construção do conhecimento a partir do conhecimento empírico do campo. Assim, pais, estudantes, monitores, lideranças e profissionais em geral se tornam todos ao mesmo tempo, aprendizes e mestres.

Desta forma, a Pedagogia da Alternância proporciona momentos de aprendizagem em períodos distintos, mas com estreita relação, permite que o momento vivido na escola seja a continuação de sua vida. Do mesmo modo, o período vivido em casa se torna extensão da escola.

A Pedagogia da Alternância é a pedagogia da complexidade e cooperação porque busca articular a formação, integrando dois espaços distintos: a escola e o meio e conta para isto com vários atores, não se restringindo a ação educativa apenas a aluno e professor em sala, mas com pais, profissionais do meio, associações de produtores, lideranças de comunidades, orientadores de estágios etc. Este Projeto educativo só é viável quando se consegue articular este conjunto de colaboradores no processo educativo e quando, sobretudo, o estudante se torna o centro, o sujeito de sua aprendizagem, o principal ator, com um projeto de vida. A aquisição dos conhecimentos é feita de forma crítica e participativa, cooperativa, numa conjugação dos vários parceiros: pais, monitores, os próprios jovens como principais sujeitos, comunidades, as famílias, lideranças, orientadores de estágios e entidades afins. A Pedagogia da Alternância acredita na experiência coletiva como elemento da verdadeira aprendizagem, uma aprendizagem crítica e dialética. É uma proposta que busca a socialização do saber, a valorização da cultura popular, bem como o diálogo para um aprofundamento científico e aprimoramento desses saberes em vista da transformação do meio.

© 2020 por Escola Familia Agrícola de Caraí C. I. e Ladainha. Orgulhosamente criado por Júnio Ferreira de Souza

  • w-facebook
bottom of page